Como identificar montagens nas publicações sobre as manifestações


Com a onda de manifestações acontecendo no Brasil nesse momento as pessoas estão postando massivamente imagens de protestos nas redes sociais, o que está me chocando é a quantidade de photoshop sendo levado a sério.

A verdade é que é muito fácil para alguém com conhecimento básico em softwares gráficos fazer algo convincente, mas a maioria das montagens são obvias para quem entende um pouco de tratamento de imagem ou fotografia. A brincadeira que eu fiz abaixo é um exemplo de como é fácil fazer algo convincente.

Menos Guerra + Pudim

O Processo é de nível bem básico:

Montagem Pudim

É muito fácil colocar símbolos e textos em bandeiras e cartazes. É claro que a maioria são brincadeiras inofensivas, mas algumas montagens mostram ou omitem opiniões politicas e eu tenho visto muita hastag de partidos políticos adicionas em cartazes no photoshop. Isso é perigoso e abre a possibilidade do uso da clássica falacia de apelo a autoridade.

Cheguei a ver a mensagem original mas não encontro novamente
Cheguei a ver a mensagem original mas não encontro novamente

Me senti na obrigação de demonstrar as coisas obvias e como verificar se a foto foi editada, mas vou me limitar as brincadeiras que vi no FB para não parecer estar manifestando opinião politica ou jogando a culpa em determinado partido.

petrucci para presidente

1 – Fontes que deveriam parecer escrita cursivas:

Desconfie se as letras parecerem muito uniformes:

Fontes

 2 – Erros de digitação clássicos

Na mesma vemos a primeira letra minuscula e o resto do cartaz em maiúscula, erro tipico de quem esquece o Caps Lock ligado, na Imagem de Mark Zuckerberg vemos a mensagem em Inglês com Brasil escrito em português (S e não Z) e 1 no lugar de i.

MarkZuckerBerg

 

3 – Alinhamento

Os erros de alinhamento são os mais comuns, principalmente em bandeira e cartazes flexíveis em que dobrar o texto junto com o tecido exige conhecer algumas ferramentas menos obvias

Alinhamento2

Alinhamento

 

4 – Todos os anteriores

Como tem gente que levou isso a sério? essa eu não entendi.

1016593_665344973480042_233594214_n

5 – Imagem conhecida

Se você duvidar de uma imagem e não tiver certeza se é verdade você pode arrastar ela pra busca de imagens do Google e encontrar a original se ela estiver na internet:

Pesquisa Google

 

 

Vou aprovar todos os comentários desse post, se alguém quiser linkar algo sobre o assunto ou mais imagens para discussão, fique a vontade.