O trabalho que uma solda pode te dar, arrumando o teclado.


Keys

Há alguns anos meu cachorro entrou em meu quarto e derrubou meus teclados, desde então um deles vem apresentando problemas na porta MIDI (Musical Instrument Digital Interface), onde havia um cabo que foi arrancado no tombo, os cabos MIDI funcionavam apenas em uma exata posição, deduzi que o problema deveria ser uma solda quebrada e com o problema se tornando cada vez pior decidi abrir o teclado e reparar o problema, começou ai a aventura.

Teclas

Pedi ajuda ao meu pai pois imaginei que alguma mola ou mecanismo poderia pular, e afinal desmontar algo de 9Kg sozinho não é nada fácil, não tive problemas com molas mas fiquei impressionado com a quantidade de partes móveis que o teclado possui, muitos cabos e conectores de todos os tipos tornaram o teclado Yamaha PSR-550 uma das coisas mais complicadas que já desmontei, superando o dia que abri o Xbox 360 sem as chaves certas.

Bypass

Como eu temia a solda não quebrou, arrancou da placa a superfície de cobre onde estava presa, como as placas elétricas são cobertas por uma camada de verniz para evitar curtos não se pode soldar em qualquer ponto da placa, é necessário desgastar a área de solda, por sorte havia outro componente preso ao mesmo contato e esse processo não foi necessário graças a uma engenhosa gambiarra alternativa. Duas pontes de safena (Bypass) depois o teclado estava funcionando como novo, qualquer assistência teria cobrado algo em torno de 400 reais pelo serviço.

Fotos completas na galeria abaixo:

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/114612966219450043348/albumid/5495604426182534065?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]