Restaurar o Ubiquiti Unifi Controller sem Backup

Restaurar o Ubiquiti Unifi Controller sem Backup

Recentemente meu PC principal parou de funcionar, nele estava o Unifi Network Controller que gerenciava a rede da minha casa. Tive que recuperar o controller sem backup. Certamente não sou o único com esse problema então decidi documentar todo o processo aqui em forma de tutorial.

Recuperando o “backup”

O Unify Network Controller possui uma função de backup automático, mas essa função vem desativada por padrão e eu costumo esquecer de ligá-la. Essa na verdade não é a primeira vez que eu tenho que passar por isso por não ter ligado essa opção.

O processo é simples mas como eu não achei nada sobre isso na internet acabei aprendendo “na raça”. Basicamente precisamos fazer o transplante dos dados da instalação antiga para uma nova.

Dentro do HD da máquina onde ele estava instalado, a pasta do controller por padrão se encontra dentro da sua pasta de usuário. Dentro dela deve haver uma pasta data/backup/autobackup, se você ativou o backup ele estará aqui, caso contrário ela estará vazia:

Pasta Vazia

Como não temos a opção de restaurar esse arquivo, vamos copiar o banco de dados que estava em uso. Primeiramente, certifique-se que o controller esteja instalado mas não esteja rodando.

O ideal é que seja a mesma versão do controller, ou a mais próxima possível, versões muito diferentes podem apresentar erro nesse processo.

Delete a pasta data do novo local de instalação e copie a pasta da instalação antiga para o mesmo lugar. Não copie sobrescrevendo pois isso pode gerar problemas com arquivos novos que não estavam na pasta antiga e não serão substituídos. Muito cuidado para não confundir as duas instalações e apagar a errada.

Pasta a ser excluída

Se você não conseguir excluir porque a pasta está em uso, verifique no task manager se o processo ainda está executando mesmo que o ícone não apareça na barra ou tente reiniciar a máquina.

Ao abrir o Unifi Network Controller os dados serão carregados e ele identificará a rede normalmente. Essa é agora de ativar o backup automático, pois não há garantia que essa recuperação que fizemos continuará sendo possível com as próximas atualizações.

Backup Automático

Para habilitar o backup automático, basta abrir a opção de backup nas configurações (acessível no ícone de engrenagem):

Nessa tela é possível configurar um agendamento e escolher a quantidade de arquivos a serem mantidos:

Essa opção ajuda, mas pode não ser a solução se você utiliza o controller em uma máquina que não fica ligada o tempo todo, como um notebook, ou se você abre o controller apenas para ajustar uma configuração e fecha. Nesse caso o melhor é o backup manual mesmo. Em uma instalação doméstica, eu recomendo tentar instalar o controller em um NAS ou adquirir um Cloud Key dedicado para o controller, dessa forma você poderá utilizar também as métricas de rede de forma confiável.