Nos últimos dias eu atualizei o firmware de vários dispositivos meus e lembrei-me de um firmware alternativo que eu achava ter postado aqui, mas aparentemente perdi o rascunho em uma das transições do blog.
Eu postei um tempo atrás sobre um NAS genérico que eu tinha comprado, o BT650 cujo fabricante é um mistério mas você encontra pra vender com facilidade.
O BT650 tem um processador ARMv4 de 250MHz e 32MB de memória, possui uma placa de rede 10/100 ou “megabit”, o que é pouco até mesmo para um roteador mas é o suficiente para rodar um Linux básico e ser utilizado como HD de rede, servidor FTP, servidor de Impressão cliente de Torrent etc.
O maior problema dele é o software terrível com que vem configurado que além de possuir drivers e sistemas de arquivos medievais ainda não permite a instalação de novos aplicativos, é ai que entra o Snake OS.
O Snake OS é um sistema feito para a família str8132 de SoCs, basicamente é um Linux mínimo com uma interface web levíssima que permite instalação de pacotes via opkg.
Por padrão o Snake OS vem com suporte a DDNS, FTP, Samba, SFTP, SSH, Telnet, vem com um WebServer básico e de cara te da a opção de configurar uma partição Swap para melhorar o desempenho.
Vem também com um utilitário de formatação para configurar as partições, uma das poucas coisas que eu achei que precisam ser melhoradas, além de demorar muito para formatar (o que é esperado devido ao processador fraquíssimo do dispositivo) é um pouco confuso e o suporte a alguns sistemas de arquivos é muito primitivo pois utiliza drivers antigos para ter um desempenho melhor.
A instalação de pacotes só fica disponível após escolher uma partição a ser utilizada pelo utilitário opkg e não existem muitos pacotes, mas existem provavelmente os mais úteis para um NAS, um cliente torrent (no caso o Tranmission que é um dos meus favoritos) e um servidor DLNA para streaming de mídia.
A instalação é bem simples se o seu dispositivo for compatível (lista de compatibilidade), basta baixar a ultima versão e subir o arquivo na tela de update de firmware, em alguns minutos você estará rodando Snake OS.