Snake OS

Nos últimos dias eu atualizei o firmware de vários dispositivos meus e lembrei-me de um firmware alternativo que eu achava ter postado aqui, mas aparentemente perdi o rascunho em uma das transições do blog.

Eu postei um tempo atrás sobre um NAS genérico que eu tinha comprado, o BT650 cujo fabricante é um mistério mas você encontra pra vender com facilidade.

O BT650 tem um processador ARMv4 de 250MHz e 32MB de memória, possui uma placa de rede 10/100 ou “megabit”, o que é pouco até mesmo para um roteador mas é o suficiente para rodar um Linux básico e ser utilizado como HD de rede, servidor FTP, servidor de Impressão cliente de Torrent etc.

O maior problema dele é o software terrível com que vem configurado que além de possuir drivers e sistemas de arquivos medievais ainda não permite a instalação de novos aplicativos, é ai que entra o Snake OS.

SnakeOS

O Snake OS é um sistema feito para a família str8132 de SoCs, basicamente é um Linux mínimo com uma interface web levíssima que permite instalação de pacotes via opkg.

Por padrão o Snake OS vem com suporte a DDNS, FTP, Samba, SFTP, SSH, Telnet, vem com um WebServer básico e de cara te da a opção de configurar uma partição Swap para melhorar o desempenho.

SnakeOS básico

 

Vem também com um utilitário de formatação para configurar as partições, uma das poucas coisas que eu achei que precisam ser melhoradas, além de demorar muito para formatar (o que é esperado devido ao processador fraquíssimo do dispositivo) é um pouco confuso e o suporte a alguns sistemas de arquivos é muito primitivo pois utiliza drivers antigos para ter um desempenho melhor.

SnakeOs Format

 

A instalação de pacotes só fica disponível após escolher uma partição a ser utilizada pelo utilitário opkg e não existem muitos pacotes, mas existem provavelmente os mais úteis para um NAS, um cliente torrent (no caso o Tranmission que é um dos meus favoritos) e um servidor DLNA para streaming de mídia.

A instalação é bem simples se o seu dispositivo for compatível (lista de compatibilidade), basta baixar a ultima versão e subir o arquivo na tela de update de firmware, em alguns minutos você estará rodando Snake OS.


Publicado

em

por