Alguns meses atrás, começou a faltar café nas cafeteiras do escritório, as 3 cafeteiras que existiam no escritório que a NMind compartilha com outras startups aceleradas pela Ace, não estavam dando conta das 80 pessoas que trabalham no ambiente. Como o café sempre foi um recurso essencial para o desenvolvimento de software (vide Java) o Gustavo da CertBest teve a ideia de fazer um webapp para notificar, no canal da comunidade de desenvolvimento, quando o café ficasse pronto ou acabasse.
Depois do sucesso do app, decidi dar um uso para um dos vários arduinos que eu tinha na gaveta. Fiz um hardware para notificar o pessoal, colocando um botão físico ao lado da cafeteira.
EDIT: Recentemente o Guto me mandou o link do código do Webserver no Github dele!
Construindo o Dispositivo
Uma solução pronta para o problema seria comprar um Amazon Dash AWS IoT que parece ser ideal para a tarefa.
Como eu tinha os componentes a mão, e o dólar está caro, fizemos tudo utilizando um arduino pro mini e um modulo wifi ESP8266. (Sem falar que foi mais divertido assim).
Para a notificação criamos um canal no Slack e configuramos um bot utilizando a API do Slack.
O ESP8266 foi utilizado apenas como um shield de wifi barato para o arduino e o código, disponível em meu Github é bastante simples.
O que deu mais trabalho foi a construção do case e a preparação dos leds. Eu tentei formar uma carinha feliz ou triste (com ajuda um pouco de imaginação):
Nova máquina de café
A galera se empolgou com a brincadeira e adesivou o gadget para ficar mais com a cara do escritório. Quem não gostou nada da brincadeira foi a dona Maria, que repõe o café a cada 3 minutos. Depois de alguma pressão por parte dela acabaram comprando uma cafeteira grande de padaria.