Se você também usa mais de um computador e/ou sistema operacional com certeza já teve serias dores de cabeça com armazenamento e backup.
O grande problema é: onde manter os arquivos grandes(filmes, musicas, etc) para que eles estejam sempre acessíveis?
A resposta imediata é colocar no computador com maior HD e compartilhar a pasta, mas ai você precisa reiniciar o computador e os outros computadores perdem o acesso temporariamente, os downloads param e a musica é interrompida. Se utilizar outro sistema operacional na mesma maquina a dor de cabeça se torna também manter a configuração similar.
Nesse caso o melhor seria ter um servidor domestico rodando todos os serviços e que nunca seja desligado, mas o preço deste recurso e da eletricidade que ele consome torna essa alternativa inviável. A opção viável é adquirir um pequeno NAS, a pouco tempo consegui o meu e não sei como vivi tanto tempo sem um.
Um servidor NAS ou Network Attached Storage é um pequeno servidor muita vezes confundido com uma gaveta de HD externo (foi assim que eu comprei o meu). Os mais simples possuem apenas um HD e o conector de rede, já os mais legais como esse possuem vários HDs, Wi-Fi, controle remoto e saída HDMI para você assistir seus arquivos diretamente na sua TV sem necessidade de um computador.
A grande vantagem do NAS em relação a um HD externo convencional é o fato de ele possuir processador e memoria, embora extremamente limitados são o suficiente para rodar um kernel Linux, o que já dá para dominar o mundo.
Por estar na rede temos a vantagem imediata de poder acessa-lo de qualquer máquina da rede ou, se bem configurado, do mundo, o preço costuma variar entre 100 e 400 reais dependendo da marca e recursos, o consumo de energia varia em torno dos 15W.
Existem vários modelos e marcas com diversos recursos, vou comentar os recursos do meu:
modelo: bt650
marca: desconhecida
fabricação: chinesa
Dynamic DNS
Exatamente o mesmo recurso presente em vários roteadores, cria um endereço que permite acessar a sua rede de qualquer lugar no mundo.
FTP Server
Não necessita explicação mas é muito útil principalmente associado ao item anterior, no caso do meu é possível criar vários usuários, mapear pastas, definir permissões, um serviço completo.
Samba Server
Permite compartilhamento de arquivos usando o protocolo padrão do Windows, mas funciona com qualquer sistema que suporte procolo SMB, permite controle de usuários e permissões.
Printer Server
Plugue a sua impressora USB e ela se transforma em uma impressora de rede, sem precisar configurar um computador e mante-lo ligado sempre que precisar imprimir.
USB Server
Plugue um dispositivo USB e ele fará parte do armazenamento do NAS, isso é muito útil se você quiser transferir dados de um HD externo ou pendrive para o NAS e se futuramente você quiser aumentar o armazenamento não precisa trocar o HD interno basta plugar um no USB. Dispositivos conectados também podem ser compartilhados.
BitTorrent Client
Provavelmente o recurso mais útil de todos, basta fazer o upload de um arquivo torrent e o NAS fará o download e seed de acordo com as configurações e você não precisará manter um computador ligado para isso.
Media Server
Serviço de compartilhamento de mídia similar ao do Itunes ou MediaPlayer, muito útil para arquivos de vídeo se você utiliza algum player com suporte a esse protocolo e especialmente se possuir um equipamento de streaming ligado a sua TV como um media center, um video game(Wii. PS3 ou no meu caso Xbox 360) ou algo parecido com isso.
Todos os recursos são controlados por uma interface web, compatível com qualquer navegador, em alguns há ainda um software para configuração por USB.
Sem dúvida o meu NAS foi uma das coisas mais úteis que eu comprei ultimamente.