Positivo Alfa: Tips, Tricks, Hacks & Bricks


pdficon

Ja vou começar o post me desculpando pela qualidade das fotos, é madrugada de natal (24 para 25) e eu só tenho a câmera do celular em mãos…

Não comprei o meu Alfa nesse natal, comprei assim que lançou, na primeira semana de vendas exclusivas da livraria cultura que esgotou todo o estoque, por esse motivo meu dispositivo é da primeira geração, ou seja, sem Wifi. Andei enrolando para postar isso por motivos que você compreenderá abaixo.

O Alfa é a tentativa da Positivo de concorrer com o Kindle e o iPad, e sinceramente eu acredito que não fica muito atrás na disputa.

Positivo Alfa
Positivo Alfa Positivo Alfa, como é vendido no Brasil

O objetivo do aparelho não é ser um iPad como aconteceu com o leitor da Barnes & Noble, e sim ser um Kindle. Enquanto o Ipad é um brinquedo gigante com acelerometros, touch, cores, internet, câmera etc., o Kindle é um livro que recentemente ganhou internet para você poder comprar os livros direto nele.

A grande diferença nas duas categorias de gadgets, os “tablets” e os “ebooks” (discordo das duas denominações) é a tela. O iPad com sua tela colorida e vibrante tem iluminação própria que consome bateria e cansa a vista, já o Kindle com sua tela de ePaper, ou eInk, não cansa a vista e consome bateria apenas para mudar a imagem e não para mante-la, ou seja, um livro pode ficar na tela por tempo indeterminado se não mudarem a pagina.

Andei procurando um eBook de ePaper para comprar, vi o Nook, o COOL-ER, o Sony Reader, e outros, mas nenhum para venda imediata ou que valesse a pena em relação ao Kindle, até que no começo do semestre passado eu fui até a cultura onde compro meus livros para a faculdade, e me deparei com o Positivo Alfa em estoque, resultado: passei o cartão e fiquei brincando com ele a semana toda.

Amazon Kindle 3
Amazon Kindle 3 Amazon Kindle 3, vendido pela amazon

A primeira impressão foi incrível, como geek eu discordei de vários reviews (de gente que não soube usar)  e achei o aparelho ótimo, em comparação ao Kindle ele é menor mas tem a tela do mesmo tamanho, isso porque o Kindle possui um teclado físico enquanto o Alfa é touch screen, a desculpa da Amazon para não colocar touch no Kindle é que ele refletiria mais do que o normal, eu digo que impressão em alguns papeis usados nos livros importados refletem  mais do que a tela do Alfa. Confesso que fiquei com um pé atrás pela reputação da marca, afinal computadores populares não fazem nem um pouco o meu perfil.

O processador não é dos mais rápidos, se você estiver vendo um pdf de imagem (pesado), a pagina demora um pouco para virar, mas nada absurdo, dentro do que se espera de um dispositivo cuja bateria aguenta 10000 paginas viradas.

ePaper vs LCD
ePaper vs LCD ePaper vs LCD

O aparelho também suporta mais formatos e tem garantia e suporte nacional, o que deveria ser um ponto a favor, mas no caso da Positivo sinceramente foi um ponto contra. Na segunda semana de uso o aparelho apresentou problemas e eu precisei da garantia… que sufoco!

A Saga

Apareceram manchas na tela do dispositivo, como ePaper é algo que eu não tenho experiência de reparo nenhuma, nem ouso chutar a causa do problema, mas as manchas aparecem e sumiram até acontecer isso (juro que não sentei na tela, estava guardado):

Problema na tela

Ao entrar em contato com a positivo fui tranquilizado com a informação que a garantia cobriria o problema e era só ir até uma assistência, a atendente me passou então o endereço da central mais próxima, não tão próxima assim, e ou me dirigi até la. chegando no local fiquei surpreso pois parecia uma daquelas lojas da santa Ifigênia que recarregam cartuchos.

Mostrei o aparelho para o técnico que não sabia que existia esse tipo de gadget, esse me disse que apenas em outra assistência, bem mais longe, o problema seria resolvido, fui até la e encontrei o lugar fechado.

Com a agenda da semana super corrida pedi para minha mãe levar o aparelho na assistência, ela retornou com ele pois a assistência só arrumaria o aparelho com ordem direta da positivo. Entrei em contato com a positivo que me informou que qualquer assistência é OBRIGADA a resolver o problema e que o protocolo da ligação serviria como protocolo de pedido de reparo. Liguei para a assistência o conversei com eles para esclarecer a situação, enviei um email formalizando tudo e retornamos com o protocolo ao local que recebeu o produto sem problemas, passando o prazo de 15 dias úteis para o reparo, deixei avisado que já havia feito backup e eles podiam fazer o que fosse preciso com o Alfa.

5 dias sem noticias depois achei melhor entrar em contato para saber o andamento, então a criatura me diz que aguardavam meu contato para saber se era preciso fazer backup pois eles não estavam capacitados a reparar o aparelho e a positivo ira trocar ele por completo, nesse ponto o leitor já deve estar percebendo a minha raiva.

Alguns dias depois recebi um telefonema da assistência informando que o aparelho estava pronto para ser retirado, retirei e não tive mais problemas. Meu pai, que nunca havia utilizado o aparelho fez a retirada, ele teve que testar na hora pois ninguém no local sabia ligar o aparelho.

a gente tenta confiar nos produtos nacionais mas depois dessa tive que concordar com meus amigos:

O Firmware original

Quando vemos que o Positivo Alfa possui um plug P2 e um botão de volume logo deduzimos que é possível ouvir musica enquanto lemos ou ouvir um áudio livro como no Kindle, puro engano meu caro, a Positivo manteve seu foco em adicionar o dicionário Aurélio e esqueceu de implementar o software para o hardware incluso.

Outro ponto que chamou minha atenção logo de cara foi o botão para abrir um browser, presente no teclado virtual, que nunca funcionou.

Os marcadores e notas também sumiam aleatoriamente e sem explicação.

Fiquei na esperança de que um update viria e habilitaria pelo menos o áudio.

Eis o tão aguardado update, publicado no site oficial em forma de um .exe, o que me deixou com cara de interrogação (o Alfa roda Linux e tem um comando de update no menu),  aplicando o update NADA MUDA, apenas alguns bugs foram corrigidos.

A solução

4FFF N618
4FFF N618 4FFF N618, como é vendido na china pela fabricante

Nessa semana após comprar um eBook técnico sensacional por apenas US$8,00 comecei a pesquisar sobre o Alfa e descobri que ele não é brasileiro coisa nenhuma, o hardware é produzido na china e a mesma empresa vende para várias positivos da vida, que põe o logo e fazem o firmware, no caso da Positivo é uma versão antiga com o dicionário Aurélio, em outros países a coisa está muito mais avançada, como é o caso da Espanha, que possui esse firmware maravilhoso, o melhor é que o firmware funciona nos aparelhos “nacionais”, sem medo de perder o Aurélio, afinal é minha língua nativa e  já tem alguns anos desde o ultimo livro que eu li em português, eu instalei o firmware e fiquei impressionado!

As vantagens são muitas, esse foi provavelmente o melhor update que eu vi desde que a Microsoft decidiu mexer na Dashboard do Xbox:

  • Suporte a novos formatos de eBook
  • Player de arquivos MP3
  • Suporte a arquivos de imagem
  • Browser para arquivos htm
  • Gerenciador de arquivos
  • Suporte a vários idiomas (exceto português)
  • Dicionários Inglês e Espanhol
  • Indicador de nível detalhado da bateria
  • Gerenciamento de arquivos por USB (Mass Storage)
  • Vários Bugs corrigidos

Recomendo para quem quiser atualizar, e ainda ensino:

  1. Desenferruje o portunhol e baixe o firmware aqui: http://www.nvsbl.es/foros/
  2. Descompacte o arquivo no cartão
  3. Clique em atualizar nas configurações avançadas
  4. Tome um café

se quiser reverter baixe o update no site da positivo

Observações:

Fiquei muito surpreso em saber que alem do fone o Positivo Alfa possui um autofalante interno, o som até que é alto para algo que não tem uma saída evidente.

O browser me confirmou uma teoria que eu tinha sobre a versão do aparelho com wifi: você paga a mais por algo que não da para usar… o coitado é muito lento para qualquer site se tornar navegável… isso é um livro não um PDA

Fique ouvindo musica e sua bateria vai embora rapidamente

Fica a galeria de fotos abaixo para você tirar suas conclusões

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/114612966219450043348/albumid/5872746256831342817?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Existem vários outros firmwares, a mais legal mesmo é o chinês que da até para desenhar na tela, mas esta em chinês…
O Alfa Blog fez essa lista muito bacana com todas as versões que eles encontraram.

Depois que eu aprendi a atualizar e tinha os arquivos do firmware na mão fiquei tentado a customizar o firmware:

custom firmware

No final as coisas começaram a não funcionar e ou reverti pro software europeu, isso me deu saudade do tempo que eu ficava o dia todo no Hacking & Development instalando Linux nos dispositivos da Palm, mas isso fica para um outro post 😉

,

10 responses to “Positivo Alfa: Tips, Tricks, Hacks & Bricks”

  1. Muito bom!

    Onde você achou as imagens do firmware do Alfa pra modificar?

    E quando extraio o .img com o cpio, aparecem uns erros no terminal, isso acontece com voc? também?

    []’s

    • Eu só consegui colocar alguns arquivos de imagem dentro do firmware, baixei o firmware do link e ao invés de extrair eu montei, lembro que tive que fazer algum truque para montar mas não lembro exatamente o que, algum parâmetro a mais

  2. Olá, fiz essa atualização e funcionou perfeitamente! Porém, meu positivo como é dá primeira geração(sem wifi) mesmo com a atualização o wifi nao funciona, a opção ficou disponível mas nao encontra nenhuma rede.
    vcs conhecem alguma maneira de corrigir esse bug?
    valeu!

    • Olá, meu Alfa também é da primeira geração! O problema é que nessa geração a Positivo não incluiu a placa de Wifi no aparelho, o problema é de Hardware e não Software, a única solução seria instalar a peça que falta. Estou tentando entrar em contato com a 4FFF que é a fabricante da placa para tentar comprar apenas essa placa separadamente, se eu conseguir postarei todos os detalhes 🙂

  3. valeu cara! comprei um sem wifi achando que era só substituir o firmware como vi nos outros blogs que funcionaria. Doce ilusão…
    olha só, li em outros blogs que talvez seja possível substituir o dicionário inglês da versão L337 pelo aurélio. será que é mesmo possível, substituindo os arquivos certo?
    valeu!

  4. @Jonas
    Olá Jonas, não tentei abrir ainda, mas acho difícil que tenha o chip pois a positivo tirou o wireless para baratear o produto e só conseguiriam isso removendo o hardware. Embora essas fotos tenham me deixado bem curioso sobre a possibilidade.
    Tenho certeza que é possível substituir o dicionario embora eu ainda não tenha tentado, com certeza tem uma pasta especifica onde podemos adicionar e remover dicionários.

    Estou desenvolvendo um projeto livre de um programa para sincronizar o alfa com o pc, inclusive os recursos que não são sincronizados pelo Adobe Digital Editions, como marcações de página e anotações, ainda não faz muita coisa e está caminhando devagar mas estudo a possibilidade de futuramente adicionar o recurso para exportar/importar dicionários.
    Se alguém tiver interesse de acompanhar o andamento do projeto o endereço é http://sourceforge.net/projects/ebookmarks/ mas ainda não possui releases, farei um post no próximo mês falando do projeto e se eu tiver tempo com a primeira versão dele funcionando.

  5. Localizei na pasta do firmware estrangeiro onde fica o dicionario:
    qdutilupfwrootfsusrlocalqisdares
    Agora oque falta é conseguir extrair o dicionario da firmware original em português para substituir na firmware espanhola e instalar!!!

    Porem fiquei preso ai.. não consigo extrair nada da firmware.. não sei se é pq n tenho linux ou a empresa dificultou mesmo.

    Alguem poderia me ajudar a extrair os arquivos da firmware??
    segue os firmware brasileiro com dicionario BR

    http://www.positivoalfa.com.br/locales/pt-BR/download/AlfaUpdate_PV060B00S01006000.exe

    ou para linux: http://www.positivoalfa.com.br/locales/pt-BR/download/qdutil.zip

    Att.,

    Hugo Faria

  6. Extrai a firmware da positivo e localizei o dicionario, porém meu Alfa que comprei no Grupon ainda não chegou.

    Esta disposto a testar no seu? Posso te enviar os arquivos com os detalhes, que acredito que funcionarão.

    Me mande um email: rvasconcellos arroba gmail ponto com ponto br