Resolvendo o problema do Nokia X2-01 com firmware 8.71 em PT-BR


Atualizando um Nokia X2-01, tive problemas com o firmware, atualizei para a versão errada e não conseguia fazer o downgrade, felizmente consegui resolvi o problema e achei uma boa ideia registrar aqui o processo.

Se você chegou até aqui por uma ferramenta de busca, provavelmente se encontra na mesma situação e entende o processo de atualização de firmware, então vou omitir detalhes de como cheguei ao problema e focar na resolução.

Eu procurei no Google e não achei a solução, apenas várias pessoas com o mesmo problema, espero que isso ajude alguém.

Minha mãe ganhou um Nokia X2-01 que usa basicamente para envio de SMS. O teclado QWERTY do X2-01 é excelente para isso, mas ela percebeu que ao enviar mensagens, o Ç no texto automaticamente era convertido para um C.

Ao ver o dispositivo que lembra muito o E71 (um dos melhores telefones que já tive) minha primeira ideia foi atualizar o software, pois o aparelho bootava com uma animação da claro de quase 5 segundos e eu abomino modificações no sistema feitas pelas operadoras ou terceiros (nesse momento escrevo de uma tablet rodando cyanogen que atualizo diariamente), sem falar que o desempenho era péssimo.

nokia_x2_01_silver_front

Por ser realmente muito parecido com o E71 achei que o sistema era o mesmo e o processo de atualização seria igual ao que eu estava acostumado – trocar o product code e atualizar pelo pc suite. Baixei então o NaviFirm e escolhi o código com versão mais alta sem parar pra pensar que o idioma PT-BR não estaria disponível e o teclado do aparelho possui o Ç.

Para minha surpresa, após a atualização, o aparelho dizia que estava com a última versão, atualmente 8.71, mas ainda apresentava a animação da claro mesmo eu tendo instalado o firmware indiano. A conclusão a que cheguei é a de que apenas uma parte do sistema foi atualizada por esse método, parti então para o método com o Phoenix que realmente apaga todo o sistema e instala uma versão completa e foi ai que o problema realmente começou…

Quando o aparelho bootou ele estava limpo, sem bloatwares, animações da claro e com desempenho bastante melhor, mas em inglês e ao tentar trocar o idioma só estavam disponíveis idiomas escritos em símbolos indecifráveis:

idiomas

Outro fenômeno engraçado foi como ele passou a ser reconhecido pelo windows:

Dispositivo estranho

Minha primeira reação foi tentar instalar a versão 8.70 que possui uma variante latino-americana, mas ai eu descobri que downgrade “mata” os aparelhos atuais da Nokia. Pelo que eu li o aparelho “bricka” mesmo se os softwares forem iguais, mas as versões estiverem como diferentes, isso acontece porque era comum reverter uma atualização quando a Nokia corrigia uma falha que permitia hackear aplicativos, agora não é mais possível voltar para uma versão anterior.

Se você também tentou isso e seu aparelho não liga, aqui está a solução:

Baixe uma rom da mesma versão que você tinha instalado pelo NaviFrim, se possível a mesma. No meu caso foi a 056H1K8

Rom 056H1K8

Crie uma pasta com a versão do aparelho dentro do Phoenix, normalmente C:Program Files (x86)NokiaPhoenixProductsRM-709 e copie os arquivos para lá.

Abra o Phoenix e escolha NO CONNECTION

no connection

Depois File / Open Product

open product

Filtre pelo modelo (RM-709)

rm-709

Em seguida Flashing / Rom Update

firmware update

Escolha a Rom que você baixou no botão “…”

rom select

Em seguida, marque a opção “Dead phone USB flashing” e clique em Refurbish

dead phone

Aguarde o processo, se você escolheu a versão correta seu telefone provavelmente ligará no fim do processo.
Agora seu telefone está de volta ao software com o teclado e idioma errado.

Segue o processo para traduzir o firmware 8.71

Você vai precisar fazer o flash pelo Phoenix, processo descrito anteriormente, mas ao invés de marcar “No connection” e “dead phone”, o aparelho será reconhecido e só é preciso usar um “Scan Device” no lugar de “Open Device”.

Escolha um firmware da versão 8.70 que tenha suporte a PT-BR, se não quiser correr risco use a mesma que eu usei: 059C7N6.

Você não precisa baixar todos os arquivos, apenas o rm709__08.70.ppm_m. Esse arquivo contém o suporte a idiomas da ROM:

suporte idiomas

O que você precisa fazer é substituir o arquivo rm709__08.71.ppm_mh1 da ROM 8.71 por esse na pasta do Phoenix (baixe como explicado para dead phone anteriormente). Simplesmente renomeie o arquivo e copie para a pasta substituindo o arquivo original.

Com isso você tem uma ROM 8.71 com os idiomas que você precisa, basta instalá-la com o Phoenix que as seguintes opções de idiomas estarão disponíveis:

Idiomas corretos

O melhor é que além de remover as alterações da operadora e corrigir o problema de idioma, o problema do Ç nos SMSs foi resolvido:

testeteclado

A única coisa que eu não consegui resolver foi a minha frustração de não ser possível usar o meu teclado Bluetooth Nokia Sw-8u com aparelhos s40 como o X2, apenas com s60 como o e71 e posteriores ou outros sistemas operacionais. Nisso a Nokia realmente pisou na bola.

Espero ter ajudado alguém na mesma situação!

,

6 respostas para “Resolvendo o problema do Nokia X2-01 com firmware 8.71 em PT-BR”

  1. meu celular vai gecar mais já tenho umas ticas para quando ele queprá eu arrumar. valeu brother sua ajuda foi i serar muito importate.

  2. amigo parabéns pelo postagem ajudou muito, mas você poderia disponibilizar os links dos downloads, e a versão do navifirm que você usou.

  3. Já estava desistindo do meu Nokia X2-01 e você o salvou de ir para o lixo!

    Ridícula a postura da Nokia de ‘matar’ os aparelhos ao tentar efetuar downgrade. Por isso deixou de ser líder!

    Obrigado meu caro e parabéns pelo post!!!