Há alguns anos comprei o notebook Tx2510us que serviu como uma luva para a minha necessidade, mas alguns anos depois apresentou problemas e precisei arrumar a tela do notebook eu mesmo pois o reparo em uma ssintência era muito caro. Com uma tonelada de hardware embutido na tela o reparo foi, no mínimo, interessante.
Para uma máquina lançada no auge do Windows Vista, o Tx2510us tem um processador razoável, uma placa de vídeo boa e rodando um Linux o bicho voa. Alem do hardware convencional que se espera de um notebook, que na época era o top da linha, esse brinquedinho possui algumas coisas interessantes: um controle remoto, dois microfones, leitor biométrico, duas saídas de fone (ja precisou mostrar algo para alguém em um auditório e teve que dividir o fone?) e o principal: a tela rotatória de touch screen resistivo da série Tx2000 (não confundir com a tela multi touch capacitiva da recente série T2x2000) com uma tablet wacom e sensor de pressão embutidos.
Ok, tablet PCs não são novidade, já usei um rodando win 95 e hoje todas as marcas tem o seu, mas em 2007 isso não era realidade, ainda mais com essa qualidade. Não vou dizer que pc é perfeito tem vários problemas, como a bateria e a temperatura que chega a 70°C fácil, sem falar no vídeo ser ATI, mas eu adoro essa maquina.
Para quem fala tequiniquês seguem as specs: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01471025&cc=us&dlc=en&lc=en
O problema
Um belo dia a tela do notebook começou a piscar esporadicamente, no início pensei que fosse problema no flat (que nesse pc não é flat), ou seja o “cabo de vídeo”, mas logo reparei que o problema acontecia com ele parado.
A telado notebook continuou piscando por cerca de 5 meses, as apagadas foram ficando cada vez mais frequentes até finalmente apagar de vez.
O diagnóstico
Esse e um problema comum em notebooks, nesse caso a tela do notebook apaga mas continua com imagem, é diferente do caso de não ter imagem nenhuma mesmo usando um monitor auxiliar, no meu caso somente a iluminação foi afetada.
Existem 3 causas possíveis:
1. Lâmpada
A lâmpada do LCD é extremamente frágil e como toda lâmpada ela queima, mas isso é muito difícil de acontecer, em algumas telas existem duas ou mais lâmpadas, nesse caso eh fácil identificar o problema pois apenas metade da tela apaga.
2. FL Inverter
Fazendo uma analogia às lâmpadas domésticas o FL Inverter é o “reator” dá lâmpada do notebook, só que ele tem a incrível função de transformar 5v dá placa em 1300 que a lâmpada precisa, essa é a causa mais comum do problema pois esse circuito queima.
3. alimentação
O cabo que alimenta o inverter pode romper, mas em muitos computadores esse cabo alimenta a tampa toda (leds, câmera, áudio etc.) e tudo apaga, outra problema que acontece é a placa ser danificada (cortes nas trilhas, capacitores estufados, transístores queimados), isso normalmente é impossível difícil de arrumar, se estiver com a tela apagada reze para não ser isso.
O reparo:
Antes de reparar eu mesmo fiz o orçamento do reparo numa assistência, foi então que descobri que a HP não troca peças, apenas a tampa toda com a telado notebook, mandei para um lugar especializado e ouvi a mesma coisa, só que a troca da tampa completa fica em 1500 reais oficialmente e no mercado livre a tampa toda está 400/500 reais, então decidi realizar o reparo eu mesmo.
Como sempre a pior parte foi desmontar.
Removida a tampa tive fácil acesso ao Inverter não parecia haver nada errado com ele.
ATENÇÃO: antes que algum gênio pense em usar o multímetro, lembre que os inverters fazem a magica de transformar 5v ou 12v da placa mãe em algo na casa dos 1300v que a lâmpada usa, ou seja, eles operam muito acima do que a maioria dos multímetros são feitos para aguentar e podem ser danificados.
Muitas vezes o inverter não queima, apenas perde potência e como nesse tipo de lâmpada o controle de brilho é uma alteração mínima de potência, se o inverter não estiver 100% a lâmpada não acenderá corretamente. Alguns inverters tem um potenciômetro para ajustar a potência e uma MINÚSCULA alteração pode ressuscitar a tela, não era o meu caso.
Comprei outro inverter mas isso não resolveu o problema, então decidi olhar a lâmpada para ver se apresentava sinal do problema e para poder comprar outra igual, foi nesse momento que eu descobri por que a HP não troca a lâmpada, apenas a tela inteira, a lâmpada está num lugar de impossível difícil acesso, e vale mais a pena trocar a tela do notebook.
Quando consegui acessar a lâmpada o problema ficou claro, o cabo havia se partido na base da lâmpada, haviam queimaduras típicas de eletricidade nos componentes ao redor, indicando uma descarga, possivelmente um curto, que não entendi como pode ter acontecido.
Para soldagens impossíveis difíceis, sempre peço a ajuda do meu pai, afinal a mão de um cirurgião que passa o dia usando um bisturi é muito mais firme que de um programador que não usa nem caneta.
Soldamos o fio e a lâmpada acendeu normalmente, montei tudo como era e o computador está funcionando perfeitamente, inclusive com touch e tablet calibrados 😉
Fotos completas na galeria abaixo: