Ja vou começar o post me desculpando pela qualidade das fotos, é madrugada de natal (24 para 25) e eu só tenho a câmera do celular em mãos…
Não comprei o meu Alfa nesse natal, comprei assim que lançou, na primeira semana de vendas exclusivas da livraria cultura que esgotou todo o estoque, por esse motivo meu dispositivo é da primeira geração, ou seja, sem Wifi. Andei enrolando para postar isso por motivos que você compreenderá abaixo.
O Alfa é a tentativa da Positivo de concorrer com o Kindle e o iPad, e sinceramente eu acredito que não fica muito atrás na disputa.
O objetivo do aparelho não é ser um iPad como aconteceu com o leitor da Barnes & Noble, e sim ser um Kindle. Enquanto o Ipad é um brinquedo gigante com acelerometros, touch, cores, internet, câmera etc., o Kindle é um livro que recentemente ganhou internet para você poder comprar os livros direto nele.
A grande diferença nas duas categorias de gadgets, os “tablets” e os “ebooks” (discordo das duas denominações) é a tela. O iPad com sua tela colorida e vibrante tem iluminação própria que consome bateria e cansa a vista, já o Kindle com sua tela de ePaper, ou eInk, não cansa a vista e consome bateria apenas para mudar a imagem e não para mante-la, ou seja, um livro pode ficar na tela por tempo indeterminado se não mudarem a pagina.
Andei procurando um eBook de ePaper para comprar, vi o Nook, o COOL-ER, o Sony Reader, e outros, mas nenhum para venda imediata ou que valesse a pena em relação ao Kindle, até que no começo do semestre passado eu fui até a cultura onde compro meus livros para a faculdade, e me deparei com o Positivo Alfa em estoque, resultado: passei o cartão e fiquei brincando com ele a semana toda.
A primeira impressão foi incrível, como geek eu discordei de vários reviews (de gente que não soube usar) e achei o aparelho ótimo, em comparação ao Kindle ele é menor mas tem a tela do mesmo tamanho, isso porque o Kindle possui um teclado físico enquanto o Alfa é touch screen, a desculpa da Amazon para não colocar touch no Kindle é que ele refletiria mais do que o normal, eu digo que impressão em alguns papeis usados nos livros importados refletem mais do que a tela do Alfa. Confesso que fiquei com um pé atrás pela reputação da marca, afinal computadores populares não fazem nem um pouco o meu perfil.
O processador não é dos mais rápidos, se você estiver vendo um pdf de imagem (pesado), a pagina demora um pouco para virar, mas nada absurdo, dentro do que se espera de um dispositivo cuja bateria aguenta 10000 paginas viradas.
O aparelho também suporta mais formatos e tem garantia e suporte nacional, o que deveria ser um ponto a favor, mas no caso da Positivo sinceramente foi um ponto contra. Na segunda semana de uso o aparelho apresentou problemas e eu precisei da garantia… que sufoco!
A Saga
Apareceram manchas na tela do dispositivo, como ePaper é algo que eu não tenho experiência de reparo nenhuma, nem ouso chutar a causa do problema, mas as manchas aparecem e sumiram até acontecer isso (juro que não sentei na tela, estava guardado):
Ao entrar em contato com a positivo fui tranquilizado com a informação que a garantia cobriria o problema e era só ir até uma assistência, a atendente me passou então o endereço da central mais próxima, não tão próxima assim, e ou me dirigi até la. chegando no local fiquei surpreso pois parecia uma daquelas lojas da santa Ifigênia que recarregam cartuchos.
Mostrei o aparelho para o técnico que não sabia que existia esse tipo de gadget, esse me disse que apenas em outra assistência, bem mais longe, o problema seria resolvido, fui até la e encontrei o lugar fechado.
Com a agenda da semana super corrida pedi para minha mãe levar o aparelho na assistência, ela retornou com ele pois a assistência só arrumaria o aparelho com ordem direta da positivo. Entrei em contato com a positivo que me informou que qualquer assistência é OBRIGADA a resolver o problema e que o protocolo da ligação serviria como protocolo de pedido de reparo. Liguei para a assistência o conversei com eles para esclarecer a situação, enviei um email formalizando tudo e retornamos com o protocolo ao local que recebeu o produto sem problemas, passando o prazo de 15 dias úteis para o reparo, deixei avisado que já havia feito backup e eles podiam fazer o que fosse preciso com o Alfa.
5 dias sem noticias depois achei melhor entrar em contato para saber o andamento, então a criatura me diz que aguardavam meu contato para saber se era preciso fazer backup pois eles não estavam capacitados a reparar o aparelho e a positivo ira trocar ele por completo, nesse ponto o leitor já deve estar percebendo a minha raiva.
Alguns dias depois recebi um telefonema da assistência informando que o aparelho estava pronto para ser retirado, retirei e não tive mais problemas. Meu pai, que nunca havia utilizado o aparelho fez a retirada, ele teve que testar na hora pois ninguém no local sabia ligar o aparelho.
a gente tenta confiar nos produtos nacionais mas depois dessa tive que concordar com meus amigos:
O Firmware original
Quando vemos que o Positivo Alfa possui um plug P2 e um botão de volume logo deduzimos que é possível ouvir musica enquanto lemos ou ouvir um áudio livro como no Kindle, puro engano meu caro, a Positivo manteve seu foco em adicionar o dicionário Aurélio e esqueceu de implementar o software para o hardware incluso.
Outro ponto que chamou minha atenção logo de cara foi o botão para abrir um browser, presente no teclado virtual, que nunca funcionou.
Os marcadores e notas também sumiam aleatoriamente e sem explicação.
Fiquei na esperança de que um update viria e habilitaria pelo menos o áudio.
Eis o tão aguardado update, publicado no site oficial em forma de um .exe, o que me deixou com cara de interrogação (o Alfa roda Linux e tem um comando de update no menu), aplicando o update NADA MUDA, apenas alguns bugs foram corrigidos.
A solução
Nessa semana após comprar um eBook técnico sensacional por apenas US$8,00 comecei a pesquisar sobre o Alfa e descobri que ele não é brasileiro coisa nenhuma, o hardware é produzido na china e a mesma empresa vende para várias positivos da vida, que põe o logo e fazem o firmware, no caso da Positivo é uma versão antiga com o dicionário Aurélio, em outros países a coisa está muito mais avançada, como é o caso da Espanha, que possui esse firmware maravilhoso, o melhor é que o firmware funciona nos aparelhos “nacionais”, sem medo de perder o Aurélio, afinal é minha língua nativa e já tem alguns anos desde o ultimo livro que eu li em português, eu instalei o firmware e fiquei impressionado!
As vantagens são muitas, esse foi provavelmente o melhor update que eu vi desde que a Microsoft decidiu mexer na Dashboard do Xbox:
- Suporte a novos formatos de eBook
- Player de arquivos MP3
- Suporte a arquivos de imagem
- Browser para arquivos htm
- Gerenciador de arquivos
- Suporte a vários idiomas (exceto português)
- Dicionários Inglês e Espanhol
- Indicador de nível detalhado da bateria
- Gerenciamento de arquivos por USB (Mass Storage)
- Vários Bugs corrigidos
Recomendo para quem quiser atualizar, e ainda ensino:
- Desenferruje o portunhol e baixe o firmware aqui: http://www.nvsbl.es/foros/
- Descompacte o arquivo no cartão
- Clique em atualizar nas configurações avançadas
- Tome um café
se quiser reverter baixe o update no site da positivo
Observações:
Fiquei muito surpreso em saber que alem do fone o Positivo Alfa possui um autofalante interno, o som até que é alto para algo que não tem uma saída evidente.
O browser me confirmou uma teoria que eu tinha sobre a versão do aparelho com wifi: você paga a mais por algo que não da para usar… o coitado é muito lento para qualquer site se tornar navegável… isso é um livro não um PDA
Fique ouvindo musica e sua bateria vai embora rapidamente
Fica a galeria de fotos abaixo para você tirar suas conclusões
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/114612966219450043348/albumid/5872746256831342817?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
Existem vários outros firmwares, a mais legal mesmo é o chinês que da até para desenhar na tela, mas esta em chinês…
O Alfa Blog fez essa lista muito bacana com todas as versões que eles encontraram.
Depois que eu aprendi a atualizar e tinha os arquivos do firmware na mão fiquei tentado a customizar o firmware:
No final as coisas começaram a não funcionar e ou reverti pro software europeu, isso me deu saudade do tempo que eu ficava o dia todo no Hacking & Development instalando Linux nos dispositivos da Palm, mas isso fica para um outro post 😉